eventos de Bem
Sistema B comemora 8 anos no Brasil

Sistema B comemora 8 anos no Brasil

Para marcar a data, organização programa uma série de ações com Empresas B e parceiros, buscando se aproximar mais da sociedade e reforçando a importância e os valores do Movimento B

Em outubro de 2013, o Movimento B chegou ao País com o Sistema B Brasil, organização sem fins lucrativos responsável pelo engajamento, divulgação e articulação regional deste movimento global, que foi fundado pelo B Lab e une pessoas que usam o poder de seus negócios para auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, focada em questões sociais e ambientais. 

O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2013, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo Movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, 215 já certificadas  no Brasil e 793 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são 4070 empresas certificadas.

Em comemoração aos seus oito anos de atuação, o  Sistema B Brasil preparou uma série de ações em parceria com as Empresas B, com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre o movimento e sua importância para o futuro do planeta. “Entendemos que existem muitas pessoas e empresas que estão engajadas com nossos valores e causas, mas, que ainda não entenderam de fato o que é o Sistema B e como podemos auxiliá-los a tirarem do papel essas práticas que já são reconhecidas internacionalmente como necessárias. Hoje, temos a oportunidade de nos apresentar de maneira leve e didática e trazer para perto essas pessoas”, explica Francine Lemos, Diretora Executiva do Sistema B Brasil.

As ações que acontecem nesse mês de outubro têm como objetivo conectar o Sistema B Brasil com o público que identifica a necessidade de ser parte da transformação de que o mundo precisa. Na programação, destaque para a transformação da rua Oscar Freire, símbolo do consumo no país e capital mais rica do Brasil, em “Rua B”. Com a participação de seis lojas de Empresas B localizadas na rua, a ideia é fazer uma série de intervenções de artistas da PretaHub no dia 30 de outubro, conectando a arte de rua com a Oscar Freire e dando luz para o consumo responsável e consciente de marcas sustentáveis. Entre as ações previstas, há ainda a criação de um marketplace online para produtos B nos sites do Magalu, que é uma das B Movement Builders,  Mercado Livre e Americanas. “Para o Magalu, é um prazer poder usar a força da nossa marca e da nossa plataforma de vendas para impulsionar Empresas B”, afirma Ana Luiza Herzog, gerente de reputação e sustentabilidade do Magalu.

O ESG e a evolução do mercado de impacto

O ESG vem ganhando força nos últimos dois anos, mas, antes dele, o Sistema B Brasil trouxe enormes avanços para a formação de um ecossistema de impacto. “Fazendo uma retrospectiva, podemos apontar alguns destaques da nossa atuação. E é sensível que houve um aumento significativo na preocupação das empresas em relação a questões de sustentabilidade. Sem dúvida, esse é o maior avanço dos últimos oito anos. É como se a ficha tivesse finalmente caído de que, para continuarmos existindo, é necessário mais do que só gerar lucro”, explica Francine.

Compreender o papel do seu negócio e ressignificá-lo de modo a gerar impacto positivo na sociedade e no planeta é um caminho sem volta. Contribuindo com esse cenário, o Sistema B liderou diversas iniciativas visando construir um ecossistema favorável para empresas que utilizam a força do mercado para dar soluções a problemas socioambientais. Entre as iniciativas do Sistema B Brasil nos últimos anos, podem-se destacar programas como Net Zero 2030 – campanha mundial do movimento B com mais de 1.300 empresas comprometidas a zerar suas emissões de carbono – e a versão brasileira do Coletivo do Clima – um grupo de empresas que estão ligadas de alguma maneira ao Movimento B e trabalham juntas para tomar medidas em relação à emergência climática. 

Na área social, O Sistema B Brasil atuou no avanço de diversas pautas como na discussão em torno da diversidade e inclusão dentro das empresas, por meio do movimento Seja Antirracista – em parceria com a IDBR e o Capitalismo Consciente Brasil –, com o objetivo de ser um espaço de comprometimento público com diretrizes sobre como lutar contra o racismo estrutural e institucional; na diversidade etária, em parceria com a Labora – que trabalha e incentiva outras organizações em relação à diversidade geracional; e na parceria do grupo Mulheres B com a ONU Mulheres em 2021 – para tratar temáticas relacionadas a gênero e espaço corporativo. 

Para o Sistema B, as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma Nova Economia, cujo maior indicador de sucesso seja o de provocar impactos positivos que gerem valor para a sociedade e o meio ambiente de maneira sustentável. E é isso que o Sistema B Brasil tem buscado nos últimos anos. “São oito anos fomentando uma ideia de evolução do nosso sistema econômico e vendo a sociedade e o meio ambiente mostrando que passou da hora de fazermos negócios de um jeito diferente, indo muito além do lucro. Se quando começamos nosso modelo era uma opção, hoje, vemos que é uma questão de sobrevivência (das pessoas, do planeta e dos negócios) buscar uma economia B”, conclui Francine.

PROGRAMAÇÃO SEMANA B

RUA B – Oscar Freire

“Grandes marcas são um canal para o conceito do Movimento B chegar a lugares que nem sempre conseguimos alcançar por outros meios. E, na rua do consumo da capital mais rica do Brasil, a gente quer mostrar que lucro e propósito podem caminhar juntos”, explica Francine Lemos. Foi assim que surgiu a ideia de transformar a tradicional Oscar Freire, uma das ruas mais conhecidas da capital de São Paulo – e que abriga o maior número de Empresas B Certificadas na cidade – na “Rua B”, no último sábado de outubro (30/10). 

Além da personalização das lojas que darão vida à “Rua B”, em parceria com as marcas Bemglô, Aesop, Natura, Ben&Jerry’s, Pantys e Reserva, foram convidados oito artistas do PretaHub – hub de pesquisa, mapeamento e aceleração do empreendedorismo e consumo negro do Brasil, que pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo – para personalizar o “B” do Sistema B Brasil com o intuito de despertar o olhar para a importância do movimento por meio da arte de rua. 

Adriana Barbosa, fundadora do PretaHub e do Festival Feira Preta, é uma das conselheiras do Sistema B Brasil. 

Com ajuda dos artistas Lídia Viber, Ramo Negro, Lya Nazura, Laís Da Lama, Soberana Ziza, Robinho Santana, Auá Mendes e Nenesurreal, o Sistema B Brasil e o Preta Hub querem promover uma reflexão, por meio de processos criativos e intervenções artísticas, sobre como é possível consumir de forma mais consciente, escolhendo marcas que reconhecem e usam de forma correta o poder do corporativismo. 

MARKETPLACE – Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas

Na “Semana B”, três das maiores redes de varejo do País, Americanas, Mercado Livre e Magalu, se unem ao Sistema B Brasil para criar um marketplace exclusivo em seus sites para venda dos produtos de Empresas B Certificadas, dando visibilidade para empresas realmente engajadas e ajudando seus clientes a fazerem uma compra consciente. 

De 25 a 31 de outubro, um banner na página principal dos sites dos varejistas irá direcionar o consumidor a uma página especial, onde ele poderá acessar uma grande variedade de produtos – desde roupas da marca Reserva até cerveja artesanal da carioca Praya, por exemplo – e adquirir aqueles que fazem mais sentido para ele e para o planeta. A ação será válida para todo o Brasil.

“Este espaço está totalmente alinhado a outros projetos já desenvolvidos pela Americanas S.A. ao longo dos últimos meses. Em linha com às mudanças nos hábitos de consumo dos clientes e dos compromissos listados na Agenda 2030 da ONU, buscamos facilitar a identificação de produtos que possuem uma ou mais certificações confiáveis na nossa plataforma, estimulando a venda de itens que tenham um olhar especial para a responsabilidade socioambiental”, explica Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A.

GÔNDOLA B – Casa Santa Luzia

Também de 25 a 31 de outubro, a ação “Gôndola B”, parceria criada entre Sistema B Brasil e Casa Santa Luzia – tradicional supermercado localizado na Alameda Lorena, em São Paulo – dará destaque aos produtos de Empresas B Certificadas dentre os mais de 30 mil itens da loja, entre nacionais e importados. 

Os consumidores poderão encontrar, em um mesmo local, produtos da Biowash, Greenpeople, Tao Kombucha, Cerveja Praya, Danone, Evolat Brasil | Naveia, Fazenda da Toca, Mãe Terra, Nude, Positiva e Concha y Toro. O objetivo principal da “Gôndola B” é trazer mais conhecimento sobre essas empresas e as práticas por trás da certificação. 

CAMPANHA “TÔ B DA VIDA” – Redes sociais

Pessoas e empresas que já fazem escolhas responsáveis o fazem porque estão cansadas do consumo irresponsável e querem mudar o hoje para um amanhã possível. Dessa lógica, surgiu a campanha para ativação digital da “Semana B”, que traz o conceito “Tô B da vida”, provocando as pessoas a entenderem os impactos de suas ações e do seu consumo e a agirem de maneira a gerar impacto positivo.

A campanha terá conteúdos educativos e com uma linguagem simples nas redes sociais do Sistema B Brasil, como Instagram e LinkedIn, sobre as principais causas do Movimento B e explicando como as pessoas podem fazer parte desta rede. Lucy Freitas, Gerente de Comunicação da organização, conta que a campanha “Tô B da vida” tem o objetivo de trazer o indivíduo para o centro dessa discussão e fazer com que as pessoas e empresas relembrem que elas são e devem seguir sendo os agentes de transformação. “O Movimento B traz um pouco dessa indignação que gera ação e transformação. Como eu consigo gerar essa transformação? A partir de uma atitude B. Na ‘Semana B’ queremos mostrar a todos que a indignação que eles sentem é a mesma que nos move”.

Informações sobre Sistema B Brasil à imprensa

Milena Mélo – (11) 96360- 0158 / milena.melo@profilepr.com.br Vanessa Fontes – (11) 99257-6965 / vanessa.fontes@profilepr.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marcas de Bem
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.