Dia do Consumo Consciente
Por Simone Venâncio* – Hoje é um dia importante por vários motivos… Mas para nós que queremos ver o mundo mais sustentável e regenerativo do que está, destacar o DIA DO CONSUMO CONSCIENTE é fundamental para ampliarmos a percepção coletiva de importância e poder que temos enquanto consumidores.
Segundo o Instituto Akatu, apenas 4% dos brasileiros que responderam a uma pesquisa feita por eles em 2018, se enquadraram como Consumidores Conscientes. Talvez agora, em tempos de pandemia, isso tenha se modificado..
Mas fato é que não fomos a acostumados a ter uma atenção mais plena sobre o modo como consumimos e isso se reflete na forma que as indústrias e empresas se constituíram e influenciam nossas vidas e nossos sistemas econômicos.
Cada vez mais essa correlação tem se tornado evidente e as empresas cada vez mais forçadas a repensarem seus formatos de produção, embalagem, entrega e até mesmo sua responsabilidade na produção e direcionamento de resíduos ( logística reversa ), muitas vezes ainda muito mais por força de lei (quando essa também existe).
Outras muitas empresas, quase sempre pequenas, têm surgido já com um propósito maior, mais conectado com as novas demandas do planeta e das pessoas mais conscientes que valorizam e esperam contribuir com esse novo mercado, mais regenerativo e positivo para o mundo e não apenas para seus próprios interesses.
Dar tração para esse mercado é essencial para que tenhamos um futuro mais desenvolvido, equânime e sustentável para todos e não uma minoria mundial que se beneficia cada vez mais deixando um rastro degenerativo para seus próprios herdeiros…
Daria para viajar muito mais nesse texto aqui ainda, pois é um universo fascinante que se abre para quem quer ver que ainda há sim ( e é urgente ) muita coisa boa para fazer enquanto indivíduos, empresários, consumidores, cidadãos e moradores desse planeta, apesar do que ainda temos vivido.
Comecemos por nossas ações cotidianas, nossas escolhas a cada compra, por nosso descarte e nossa atenção a isso tudo. Isso já gera impacto e como uma onda se amplia e reverbera em todo o sistema, como a própria natureza nos ensina. E garanto, dá uma sensação muito boa.
Faça sua parte. Se quiser saber mais, o Instituto Akatu tem altas dicas e até o teste para avaliar que tipo de consumidor você é. Vai lá e se der vontade conta o que deu.
*Simone Venâncio é Consultora de Gestão, Empreendedora, Especialista em Processos e Pessoas. Apaixonada por Sustentabilidade e Novas Economias. Co-líder da Filial do Capitalismo Consciente CWB e Multiplicadora do Sistema B Brasil.
Fique por dentro das iniciativas das marcas de Bem. Receba a nossa newsletter!