eventos de Bem
Aula gratuita sobre Economia Circular

Aula gratuita sobre Economia Circular

Como quebrar o ciclo da cadeia linear de produção e consumo, também conhecida como cradle-to-grave (do berço à cova), essa que utiliza recursos naturais limitados, produzindo para o consumo e descarte de produtos, resíduos e embalagens?

E como tornar essa cadeia mais circular, com base no conceito “cradle-to-cradle” (do berço ao berço), recolhendo, reciclando e reaproveitando insumos na fabricação de novos produtos com menos custo e desperdício?

Curioso(a)? Aproveite aula gratuita da Ideia Circular, serão dois horários nessa semana pelo Zoom.

Segundo artigo do Jornal Empresas & Negócios, de maneira geral, a Economia Circular pode ser definida como um conjunto de atividades econômicas que permite que produtos e insumos sejam reutilizados ao máximo, aproveitando-os da maneira mais eficiente possível, a fim de recuperar e regenerar os materiais em todo o seu ciclo de vida, resultando em desenvolvimento econômicos e benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.

O conceito de Economia Circular visa um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade, mesmo que, na realidade, os 100% de reaproveitamento de toda a energia sejam inviáveis de serem conquistados, uma vez que há perdas de energia ao longo de todo o processo.

A economia circular vem sendo adotada pela indústria como um novo modelo de negócio, ganhando espaço também na política e na sociedade. Podendo ser aplicada, por exemplo, na transformação da madeira em nanocelulose: partes extremamente pequenas de matéria vegetal, cinco vezes mais resistentes que o aço, mas também cinco vezes mais leves, encontrados no eucalipto. O primeiro carro feito de nanocelulose foi lançado no Japão no ano passado.

Um outro exemplo que ilustra bem o processo produtivo com potencial de transição do modelo de economia linear para o modelo de economia circular está relacionado às usinas de cana-de-açúcar. A planta se transforma em produtos como o açúcar e o etanol (conhecido como álcool combustível), mas também pode gerar subprodutos importantes para a economia mundial, se aliada à bioinovação.

Do processo de extração do açúcar e do etanol sobra a vinhaça (subproduto) que, por meio da aplicação de tecnologias inovadoras utilizando enzimas e/ou microrganismos (bioinovação), pode resultar em diversos outros produtos com valor agregado, como é caso do biogás e dos fertilizantes. No contexto das usinas dentro do modelo de economia circular, o Brasil possui um potencial enorme para o aproveitamento e geração de subprodutos a partir da cana-de-açúcar – um insumo abundante em território nacional.

Leia a matéria completa


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marcas de Bem
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.