causas de Bem
Pimp My Carroça

Pimp My Carroça

Vamos apoiar o movimento que ganhou escala global tirando os catadores de lixo reciclável da invisibilidade, aumentando sua renda e auto estima. Por meio da arte,  tecnologia e apoio coletivo, o #PimpMyCarroça reconhece o trabalho essencial desses trabalhadores que geram impacto positivo para o meio ambiente.

MANIFESTO PIMP MY CARROÇA

Dar visibilidade a quem já é protagonista. Se essa frase parece sem sentido é porque a realidade não faz sentido algum. Catadoras e catadores realizam a parte mais exaustiva e importante da cadeia da reciclagem, mas são os menos reconhecidos e os menos remunerados. Tudo que fazemos é usar a arte pra deixar claro que essa contradição existe e trabalhar pra que ela deixe de existir, tanto na aparência quanto na essência. Mas esse descaso não é por acaso. Governantes e empresários ignoram o catador de maneira deliberada: em geral oriundos de um contexto social vulnerável, na prática os profissionais da reciclagem são mão-de-obra gratuita. É assim que os catadores são vistos por muitos dos poderosos do setor público e privado. Pra esses poderosos, a realidade – do jeito que está posta – faz todo sentido.  

A educação ambiental precisa dar um passo adiante. Apenas jogar o lixo no lixo não basta mais. É preciso, antes de mais nada, parar de chamar de lixo: pros catadores essa palavra é quase um palavrão. Lixo cheira mal e não serve pra nada: a matéria-prima dos catadores é o material reciclável. É preciso limpar essa matéria-prima e depois separá-la. É preciso entender que o resíduo que geramos não desaparece depois que some do nosso campo de visão: esse resíduo continuará existindo por muito tempo é nossa responsabilidade prepará-lo pra que ele chegue até sua destinação ambientalmente correta. É preciso repensar nosso consumo e entender o impacto que cada produto do dia a dia tem no meio ambiente. 

Catadores coletam 90% de tudo que o Brasil recicla. Estamos falando de um país cuja coleta seletiva pública atende apenas 17% de seus habitantes – e mesmo esses poucos privilegiados provavelmente não têm seus resíduos destinados corretamente, pois é um sistema pouco eficiente. No nosso país, a regra é a seguinte: as prefeituras pagam pra empresas coletarem os resíduos misturados, destinando-os até um aterro sanitário, que tem a mórbida função de servir como cemitério de dinheiro e recursos naturais. Era pros catadores brasileiros serem uma categoria bilionária, mas preferimos pagar pra enterrar essa fortuna. Com o tempo vai ficando claro que, pra além da nítida aberração humana que é o descaso com a vida dessas pessoas e seus familiares, ignorar os catadores é também uma aberração social, ambiental e econômica. Catadores são a opção mais assertiva pra qualquer empresa ou prefeitura que queira levar a sério a questão dos resíduos.

Conheça os números e o impacto do movimento. Faça parte!

Participe desse movimento: https://pimpmycarroca.com/#faca-parte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marcas de Bem
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.