ações de Bem
Selo que qualifica produtos de acordo com seu nível de processamento vem sendo adotado por países europeus, mas gera controvérsias

Selo que qualifica produtos de acordo com seu nível de processamento vem sendo adotado por países europeus, mas gera controvérsias

Cada vez mais as marcas precisam empoderar os consumidores a escolherem o que faz bem à sua saúde e à do planeta. Quanto a indústria de alimentos pode contribuir para escolhas mais informadas e sustentáveis?

Quando o assunto é alimentação e saúde, a tendência de conscientização de consumidores e órgãos reguladores para o direito à informação sobre a composição nutricional dos produtos e métodos de produção dos artesanais aos ultra processados é irreversível.

Para os consumidores europeus, no entanto, acostumados ao consumo de alimentos artesanais, por empresas familiares e adeptas do cultivo sustentável, a proposta de rotulagem da Nutri-Score parece na verdade prejudicar produtos de fabricação centenária com menor grau de processamento, pois o critério para a nota considera o “conteúdo benéfico” como fibras, legumes, verduras, frutas em comparação aos elementos “danosos”, como açúcar, sal, gorduras. Porém, o cálculo algorítmico desconsidera características importantes como o grau de processamento industrial, a presença de elementos nutricionais como vitaminas e sais minerais e o tamanho de uma porção padrão.

Na França, o sistema NutriScore classifica os alimentos de A a E, nota que representa uma síntese do cruzamento de elementos negativos (calorias, sal, gorduras e açúcares) e positivos (frutas, vegetais, legumes e oleaginosas; fibras; proteínas). A boa notícia é que em sua adaptação para o Brasil, a Associação Brasileira de Nutrição (Abran) propõe, além da escala, incluir mais sete elementos para que o consumidor análise na hora da compra.

Entenda a proposta: https://www.asbran.org.br/noticias/nutriscore-brasileiro-nao-e-o-mesmo-que-o-frances.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *